Dia Internacional do Cooperativismo

03/07/2017

95º Dia do Cooperativismo Internacional
23º Dia Internacional do Cooperativismo das Nações Unidas

1º de julho de 2017

   

No dia 1° de Julho, celebramos o Dia do Cooperativismo Internacional e também o Dia Internacional do Cooperativismo das Nações Unidas. E neste dia especial, a CERPALO quer estender os parabéns a você associado/contribuinte, por participar de nosso sistema de cooperativismo!

Em uma época em que a desigualdade de renda aumenta no mundo inteiro, é bom lembrar que existem soluções para o problema. E o modelo cooperativista é uma das principais. Seu modelo, princípios e valores acordados internacionalmente o distinguem de todas as outras formas de organizações empresariais. Tais princípios afirmam que a adesão a uma cooperativa é aberta a todas as pessoas que aceitam seus termos, sem discriminação.

O Monitor Global de Cooperativas (World Co-operative Monitor, em inglês) relata que as 300 maiores cooperativas representam sozinhas mais de US$ 2,5 trilhões de faturamento anual. Mais de 250 milhões de pessoas organizam seu sustento por meio de uma cooperativa. Isso é geração e distribuição de riqueza de alto impacto. A questão da escalabilidade das cooperativas foi claramente respondida de forma afirmativa há muito tempo.

E no Dia Internacional do Cooperativismo, a Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes, convida as cooperativas de todo o mundo e a você associado/contribuinte a refletir sobre a miséria causada pela crescente desigualdade, a reafirmar o compromisso de garantir a igualdade entre as comunidades e a celebrar a contribuição das cooperativas para tornar o mundo um lugar melhor.

 

Cordialmente,

Equipe CERPALO!